top of page

Aulas de Yoga

                  

             Com muita atenção, dedicação, amor, contemplação e compaixão, facilito práticas de yoga baseado no método Iyengar yoga, onde o mais importante é que o praticante consiga se manter alinhado do que com um grande alongamento. É mais indicado fazer as posturas básicas mas bem feitas, do que sair se aventurando fazendo posturas que exigem força, muito alongamento e muitas vezes, se machucando.

                  Eu vejo as práticas de yoga muito mais como uma terapia, do que como um exercício físico em si, já que quando fazemos uma postura alinhada, verdadeira, podemos levar esta integridade na postura, para a integridade na vida também.

                      Iyengar yoga é uma linhagem conhecida como "a yoga para todos", pois usa o auxílio de blocos de madeira, cintos, cadeiras e mais outras ferramentas. Estas ferramentas tem o objetivo de facilitar ao praticante que consiga fazer a postura com o alinhamento correto para desta forma, receber os benefícios que as posturas podem trazer. 

                     Quer fazer uma aula experimental? entre em contato!

 

O que é Yoga?

 

            Deriva do radical "yug", significa União. Yoga é qualquer pratica, entendimento ou atitude dedicada ao bem de todos, unir o corpo, a mente e o espírito. Pode ser meditação, pode ser uma oração, manter uma casa limpa, manter bons hábitos, etc.

            Baseado no conhecimento do oriente, existem escolas com práticas e estudos específicos que nos mantém dentro do conceito de Yoga. Mas todas estas escolas tem uma base filosófica em comum, sendo alguns livros sagrados, entre eles os Yoga Sutras de Patanjali. Este livro fala sobre a Sadhana correta, onde Sadhana pode ser entendido como prática diária, para alcançarmos Moksha (Libertação do sofrimento). 

            A Base filosófica do yoga são os Ashtangas, onde "Asht" significa oito e "Anga" significa membro, e são respectivamente: Yama, Niyama, Asana, Pranayama, Pratyahara, Dharana, Dhyana e Samadhi.

            Yama e Niyama são os princípios que devemos manter como não-violência (Ahimsa), verdade (Satya), Isenção da avareza (Asteya), controle do prazer sensual (Brahmacharya), não ambição (Aparigraha), Higiene (Saucha), contentamento (Santosa), austeridade (Tapas), estudo de si próprio (Svadhyaya) e devoção (Isvara-pranidhana).

          Asana e Pranayama são as práticas mais relacionadas ao nosso corpo físico, "Asana" significa postura e "Pranayama" são práticas de respiração.

            Pratyahara, Dharana e Dhyana são as práticas mais sutis, onde Pratyahara é o controle das sensações do corpo, Dharana significa concentração e Dhyana significa meditação.

            E por último temos o Samadhi, onde Samadhi pode significar estado de plenitude, nirvana, sensação de unidade com o todo, entre outras coisas. Mas também pode não significar nada, já que um estado de espírito não pode ser descrito verdadeiramente, mas sim experienciado.

              A Visão do Guruji (Iyengar) em relação aos Ashtangas, é que podemos aplicar todos os "Angas", nas posturas quando fazemos ela alinhada, sem passar dos nossos limites, fazendo um asana íntegro. E assim, mantendo estes princípios nas posturas, vamos paralelamente aplicando estes mesmos princípios nas nossas ações, desta forma diariamente acabamos sendo a mudança que desejamos ver no mundo. 

            

Depoimentos:

"Minha imensa gratidão por teres indicado o Giovani, foi pra nós muito além de profe, um mestre em Ser Humano."

 

Malu Luft

19/05/15 

 

Saiba mais:

© 2015 por Canto Cristal. 

    • Wix Facebook page
    bottom of page